fbpx

COMO LIDAR COM EMOÇÕES NEGATIVAS DURANTE A SESSÃO?

Você sabe quais são as emoções consideradas negativas? Antes de te contar, quero te sugerir trocar a palavra NEGATIVA por IMPRODUTIVA. Essa visão de emoção negativa não é adequada, porque toda emoção é positiva. Se você assistiu o filme Divertidamente percebeu o quanto a tristeza, por exemplo, é importante para o nosso crescimento.

Se você não assistiu esse desenho da Disney, assista urgente! Ele consegue de forma resumida e lúdica explicar claramente sobre a teoria das emoções básicas, pesquisada por Paul Eckman, uma das nossas referências metodológicas do Curso de Formação em Coaching de Atitude.

Emoções improdutivas geralmente aparecem em sessão como: tristeza profunda, angústia, desespero, insegurança, desprezo, decepção, medo, ressentimento, e muitos outros. Você costuma reparar nas emoções que o cliente te traz?

O grande segredo para lidar com as emoções, mesmo não sendo psicólogo, é entender que elas são ESTADOS. Isso significa que ninguém É TRISTE, É INFELIZ, É INSEGURO. As pessoas ESTÃO assim. Vejo muitos coaches que ficam focados apenas no comportamento, deixando de lado a emoção por achar que apenas um psicólogo é capaz de trabalhar esse ponto. Isso não é verdade.

Se o cliente está com alguma emoção improdutiva, ele está num estado inadequado para fazer qualquer mudança de comportamento. Se você ignora as emoções do seu cliente, pare agora!

E é exatamente isso que o cliente procura num processo de coaching, não é?

Sair de um ponto A insatisfeito para um ponto B satisfeito.

Eu tenho certeza que você fica pensando assim: COMO EU POSSO FAZER MEU CLIENTE A SAIR DESSE ESTADO EMOCIONAL?

Pare! Assim você já começou o raciocínio errado. Sua função NÃO É  FAZER POR ELE. Sua função é TREINÁ-LO. E treinar dentro de um processo de Coaching de Atitude, é o que sempre digo para os meus alunos: buscar a resposta A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS do cliente aliadas às suas experiências. Então o pensamento adequado é:

COMO ELE, COM A HISTÓRIA DE VIDA DELE, PODE CRIAR RECURSOS PARA MUDAR O ESTADO EMOCIONAL?

Isso não significa transferir o problema para o cliente, mas sim se colocar no lugar dele e pensar através da história dele. No psicodrama, que é uma das bases de fundamentação teórica do Método Atitude Emocional, ensino meus alunos o que chamamos de fase 3 da Matriz de Identidade: Inversão de Papéis. Só conseguimos qualidade durante um processo de coaching quando nos colocamos no lugar dos nossos clientes.

“Cada indivíduo funciona num sistema confinado por dois limites: a expansividade emocional de sua personalidade e a pressão socioemocional que a população exerce sobre ele.”

Jacob Levy Moreno, criador do psicodrama

O seu papel como Coach de Atitude é entender esses limites, estimular que ele pense sobre ele mesmo, observando a pressão que ele sente do ambiente em que vive e sendo o trampolim para que ele pule cada vez mais alto.

Vamos mudar o mundo?

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Entre na lista
exclusiva do INCA

Populares

23

4

Você sabe o que é estado crash? ⁣ ⁣ Quando o cliente chega para iniciar um processo de Coaching, ele está em estado CRASH. ⁣ ⁣ Aprendi isso com o Robert Dilts e o Richard Moss e hoje vou ensinar vocês como identificar e lidar com essa situação.⁣ ⁣ O estado crash é definido por vários comportamentos. Você pode exercitar identificar no seu cliente, lembrando que nem sempre ele tem todos ao mesmo tempo. São eles: ⁣ ⁣ 🤨Retraído: ele demonstra uma postura mais reservada, respondendo o básico e apenas suas perguntas. ⁣ ⁣ 😤Reativo: ele tem resposta pra tudo e está sempre apto a se posicionar diante do que você comenta, inclusive negar ou dizer que você está equivocado em alguma colocação. Ou demonstra comportamento reativo em relação as pessoas que ele se relaciona no dia a dia. ⁣ ⁣ 😳Paralisado: ele tem dificuldade de se posicionar, tomar decisões, está em choque com tudo que acontece em sua vida e não sai do lugar. ⁣ ⁣ 😶Isolado: ele tem um distanciamento das pessoas, evitando estreitar contatos antigos e fazer novos amigos. ⁣ ⁣ 🥺Magoado: ele carrega uma angústia que pode vir de uma situação específica ou de um acúmulo de sentimentos. ⁣ ⁣ Agora, me digam, qual desses comportamentos são mais comuns entre os clientes de vocês? 🤓🧠⁣ ⁣ #vamosagir #coachingdeatitude #sejacoach #coachingdecarreira #coachingdeatitude ⁣

26

1

Você sabe explicar a diferença entre coaching e psicoterapia?⁣ ⁣ Hoje quero ensinar para vocês uma forma prática que uso. para explicar para seguidores, clientes e interessados a diferença que existe entre um processo e outro. ⁣ ⁣ A psicoterapia é realizada exclusivamente por psicólogos e um processo de autoconhecimento com foco no presente, baseado no passado, nas origens e formação de personalidade do paciente. ⁣ ⁣ O coaching é realizado por pessoas formadas nas mais diversas escolas, podendo ou não ser graduadas e se trata de um treinamento com foco no futuro, baseado em mudanças de comportamento no presente. ⁣ ⁣ Como pano de fundo dessa diferença nós temos o estudo das ciências humanas (antroposofia, psicologia, sociologia, filosofia) que é acessível para todos com interesse.⁣ ⁣ Se você é coach, respeite o espaço do psicólogo. Se você é psicólogo, respeite o espaço do coach. São. práticas diferentes e COMPLEMENTARES. ⁣ ⁣ Agora, me contem, quais são as perguntas que vocês mais escutam sobre este tema? ⁣🙋🏽‍♀️🧠 ⁣ #coaching #sejacoach #coachingdeatitude #vamosagir #vamosmudaromundo #carreira #lideranca #gestaodepessoas

45

3

Você tem medo do sucesso?⁣ ⁣ Durante a formação da turma 5, no último final de semana, tivemos o happy hour e começamos a discutir este tema. Quer dizer, será que temos medo do fracasso?⁣ ⁣ A maioria concluiu e concordou comigo que temos medo mesmo é do sucesso! Sabe por quê?⁣ ⁣ Temos aquela ideia inconsciente e coletiva de que com o sucesso temos a tendência a ficar mais sozinho e isolados. E isso é verdade? Depende! ⁣ ⁣ O que vai determinar isso são suas escolhas e, principalmente, o que é sucesso para você. Agora é com vocês, defina em uma palavra, sucesso é…

34

9

Ser um ótimo coach ou um empreendedor?⁣ ⁣ Essa angústia recorrente entre meus alunos e imagino que na cabeça de vocês também. Por isso, hoje separei um tempinho para dar algumas dicas sobre essa problemática. ⁣ ⁣ Vamos usar o jeito coach de pensar?⁣ ⁣ Imagine só, você um ótimo vendedor, influente, negociador, mente de empresário e atua como coach. Fala super bem sobre o serviço, convence todo mundo que vale à pena. Até que o cliente te pergunta: e os seus resultados? Quais são?⁣ ⁣ Aí você pára, ajusta e dá um jeito de mostrar que você é bom usando seu lado empresário. ⁣ ⁣ E ele pergunta: como você sabe que vai conseguir me ajudar?⁣ ⁣ E você pára e pensa: eu não sei. ⁣ ⁣ Isso acontece quando tentamos primeiro ser bons empreendedores, depois bons coaches. ⁣ ⁣ PRIMEIRO, torne-se um bom coach, estude, aprofunde, conheça, atenda, pesquise, entenda, participe de grupos e fortaleça sua comunidade. AOS POUCOS, vá entendendo sobre negócio, escala, vendas e marketing. ⁣ ⁣ É exatamente por isso que a Assinatura Coaches de Atitude tem 3 semanas de teoria/prática e 1 semana de empreendedorismo. Confere no link no perfil @coachingdeatitude como funciona e venha fazer parte da nossa comunidade de #nerdcoach. ⁣ ⁣ #vamosmudaromundo #coaching #sejacoach #coachingdecarreira #coachingdevida #psicologia #psicodrama #psicoterapia #gestaodepessoas #lideranca

Experimente por 7 dias grátis