Como melhorar sua atenção durante a sessão

A atenção é uma função executiva que fica no nosso córtex pré frontal. Para a psicologia, a atenção é uma qualidade que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes de acordo com nossa prioridade, no momento.

A Neuropsicologia é uma das bases de fundamentação teórica no Método Coaching de Atitude e hoje quero explicar como o uso da atenção para o treinamento da sua atuação como coach é importante. Vamos começar entendendo os tipos diferentes de atenção, baseado no estudo de Nabas e Xavier:   

Vigilância

É o estado de atenção que está relacionada a capacidade global do corpo de responder a estimulações.

Como pode ser utilizada durante a sessão?

Em momentos que o cliente traz uma informação inesperada, uma situação problema e, até mesmo, quando você percebe que tem alguma informação que não está encaixando e precisa entender a razão.

Atenção sustentada

Um estado de prontidão para detectar determinados estímulos e, diante da sua apresentação, responder adequadamente.

Como pode ser utilizada durante a sessão?

A atenção sustentada é fundamental para manter o foco durante toda a 1 hora e 15 minutos que ficamos com o cliente em sessão.

Atenção dividida

É a capacidade de atender simultaneamente a dois ou mais estímulos separados no espaço ou no tempo. Emprega-se a atenção dividida ao realizar-se duas ou mais tarefas ao mesmo tempo.

Como pode ser utilizada durante a sessão?

Este tipo de atenção deve ser acionado, por exemplo, sempre que você escuta o cliente e digita/anota comentários que ele fez para inserir no relatório que você sobre a sessão.  

Atenção Seletiva

É a capacidade que envolve ignorar estímulos irrelevantes de acordo com o objetivo de cada coach, de forma a privilegiar um estímulo ou um grupo de estímulos relevantes.

Como pode ser utilizada durante a sessão?

A atenção seletiva é importante para momentos em que você precisa deixar de lado algum barulho externo para focar no cliente. Esse processo parece simples falando, mas exige muita concentração e foco para mantermos a atenção seletiva ativada.

Amplitude Atencional

É a capacidade máxima de atenção sustentada por um longo período sem interrupções ou distrações. Essa função da atenção se adquire com o tempo, experiência e prática.

Como pode ser utilizada durante a sessão?

Usamos essa capacidade na medida que nos sentimos seguros do nosso papel e, principalmente, treinamos o estado presente, o estado agora.

Por que isso é importante para quem é Coach? Quando estamos conduzindo um processo de coaching sempre surgem obstáculos, desafios, situações inesperadas que tendem a nos deixar desviar do objetivo inicial e, até mesmo, da metodologia que utilizamos.

Por isso, quanto mais você treinar todos os tipos de atenção, mais força e clareza terá para se posicionar de forma adequada para o seu cliente. Para saber mais sobre isso e também como trabalhar os tipos de atenção com seu cliente, participe do próximo Curso de Formação em Coaching de Atitude.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Promoção Especial

10x sem juros de R$ 495,70 ou 3% à vista

Encerra em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos